“Todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e a propriedade...”

art.5º Constituição Federal

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

I Seminário de Direitos Humanos GHC - Noticias....


Foram dois meses de preparação,  muitas reuniões, muitas tentativas, a data mudou algumas vezes, a programação mais algumas, ajusta daqui, arruma dali, o evento foi tomando forma.

Em alguns momentos parecia que não ai sair, mas logo depois vinha alguma noticia que acalmava os ânimos e nos fazia concluir que nem que fosse só com nós de platéia...o I Seminário de Direitos Humanos do GHC ia ser muito bom!

Os dias foram passando e as coisas se acomodam, como disse a nossa coordenadora, quem tem amigos tem tudo, e se não fossem nossos amigos esse evento não teria saído do papel. Então aproveitamos para agradecer por aqui também a todos os amigos que apoiaram e auxiliaram na realização desse seminário:  
Biah Aguiar, Blanca Queiroga, Carla Baptista, Clori Pinheiro, Jacira Rosa, João Batista, Júlia Flores, Júlio Feijó, Lêda Bertamoni, Mara Lane Zardin, Melissa Sander, Mônica Faleiro, Renata Zardin, Sabrina Gauss, Sonia Bispo, Suzana da Rosa.

Agradecemos ainda todo o suporte e apoio da Assessoria de Comunicação do GHC que esteve ao nosso lado em toda essa organização.

Ontem contamos com as presenças da Coordenadora Geral da Secretaria da Saúde do Município, Mirian Weber, da Assessora dos Movimentos Sociais, Ariane Leitão, da Assessora Temática da Secretaria de Políticas para Mulheres do RS Anita Kieling, entre os gerentes do GHC estiveram presentes o Mauro Rosa de Paula da Gerencia de Administração do Hospital da Criança Conceição, Leando Barcellos, Gerente de Administração do Hospital Femina, José Pedro da Luz, Gerente de Recursos Humanos do GHC e Sandro Santander, Gerente Financeiro do grupo.

Durante a abertura do evento tivemos a colega Sonia Bispo cantando o Hino Nacional lindamente.
Após a mesa de abertura, feita pela presidenta da Comissão de Gênero, Clori Pinheiro e pela Coordenadora de Direitos Humanos do GHC, Carla Baptista, Ariane Leitão, que estava representando a Casa Civil, falou um pouco da importância do lançamento da nossa cartilha da Lei Maria da Penha e na seqüência a representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres do RS e Coordenadora do Centro de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado, Marilia Fischer Menezes falou-nos sobre a importância do respeito ao momento da mulher, do não poder obrigar a mulher a denunciar o agressor enquanto ela não esta pronta para isso, à importância do acolhimento á mulher agredida.

Andrea Domanico, consultora em gestão de saúde pública da Secretaria Municipal de Saúde, lembrou de quantas vezes mesmo que inconscientemente deixamos de respeitar os direitos humanos dos usuários de drogas e daqueles que vivem mais expostos aos riscos sociais.

Magda Galves apontou algumas das diferenças entre a religiosidade e a espiritualidade e falou da importância desses pontos para uma saúde plena e digna.

Em um momento um pouco menos tradicional, Lisandra Alves, Diretora da associação Senhora de Lourdes, propôs uma Roda de Cura, onde todos os participantes pegaram flores e derem-se as mãos, em um segundo momento todos foram convidados a dizer o que desejavam para o Seminário, para a Coordenação de Direitos Humanos ou para o GHC como um todo.

Na volta do almoço ouvimos a fala de Fábulo Nascimento, Coordenador de Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado, falando sobre as lutas por aceitação da comunidade LGBT por causas como o uso do nome social em escolas e hospitais para as transexuais e transgêneros.

Para encerrar o dia tivemos um show no Chalé da Cultura com Biah Aguiar e Blanca Queiroga.

Durante grande parte do dia aconteceu uma feira de economia solidária no pátio do Hospital Conceição, e o Espaço Sandra esteve ao lado do Chalé da Cultura fazendo cortes de cabelo, penteados e maquiagens em quem passava por ali.

Espaço Sandra e Associação Senhora de Lourdes são apoiadores do I Seminário de Direitos Humanos GHC.


Ahhhh e eu já ia me esquecendo.....o evento foi um sucesso, bastante público e público que gostou do evento, muitos elogios, varios comentários positivos, um "zun zun zun " gostoso de se ouvir hoje o dia inteiro....


Fotos? Sim....Temos muitas! Por isso convidamos vocês a visitar o álbum dofacebook que já está prontinho..... semana que vem nós selecionamos algumas pra colocar aqui...ok???

Até Breve!

Um comentário:

  1. Embora trabalhamos para o resgate da Saúde dos seres humanos que nos procuram neste imenso GHC, sempre senti a necessidade de ter nesta instituição o Olhar para Os Diretos Humanos. Que bom que hoje temos esta Coordenação, que com certeza vai lembrar nos dos nossos Direitos e também Deveres, de uma forma tranquila, sem represálias, mas sim, como lembrete da nossa condição de ser humano.Parabéns pelo Evento. Que tenhamos vários outros Seminários, debates, rodas de conversa....

    ResponderExcluir

Obrigada por sua Contribuição!